Image Alt

A nossa história

A NOSSA HISTÓRIA

A familia Blandy é única família de todos os fundadores originais da Madeira Wine Association que ainda possui e gere a sua própria empresa vitivinícola.

Ao longo da sua longa história na ilha, a família tem desempenhado um papel de liderança no desenvolvimento do vinho Madeira, e os membros da família continuam a viver na ilha, mantendo uma tradição que remonta a 1811: Dois séculos de produção de vinho fortificado.

Chegada à Ilha da Madeira

1808

John Blandy, o fundador da Blandy's, chegou à Madeira em 1808. Uma carta de apresentação enviada de Londres aos senhores Newton, Gordon, Murdoch, comerciantes de vinho na Madeira - encontrada em 2006 - dizia: 'Sirs! Ao desejo do nosso amigo particular, Richard Fuller Esq., banqueiro desta cidade, pedimos licença para apresentar o Sr. John Blandy que visita a vossa ilha por motivos de saúde e deseja obter emprego numa ``Casa de Contabilidade``. Ser-lhe-emos gratos se puderem promover os seus contactos e, consequentemente, recomendá-lo``. A carta tem a data de 23 de Dezembro de 1807, indicando que John Blandy chegou à ilha no início de 1808.

O início da Blandy's Madeira

1811

Em 1811 fundou o seu próprio negócio como expedidor de vinho e comerciante geral com os seus irmãos Thomas e George, e começou a lançar as bases para a empresa familiar na produção do vinho mais famoso e único do mundo – o vinho Madeira..
A empresa rapidamente começou a exportar vinho para os quatro cantos do mundo e para lugares tão distantes como a Rússia, Norte da Europa, Antilhas e América do Norte. Para diversificar as suas atividades passaram também a importar diversos produtos de outras origens.

Blandy´s Wine Lodge

1824

A tenacidade de John Blandy na compra de pequenas propriedades ao longo de quase 20 anos, permitiu à família ter o que hoje é conhecido como a Blandy's Wine Lodge.
Estas adegas, para alem de serem umas das mais antigas da ilha, são património histórico e possuem um ambiente único, que contribui para produção de vinhos verdadeiramente notáveis.
O layout, forma e estrutura dos edificios criam uma combinação de condições únicas de temperatura e humidade, que se estendem desde a adega até aos sótãos mais altos, o que torna a Blandy's Wine Lodge perfeita para o envelhecimento do vinho Madeira.

Peste de Oidium

1852

Durante a desastrosa praga do oídio, em 1852, foi Charles Blandy quem teve a perspicácia de comprar uma grande parte dos stocks de vinho velho na ilha, salvaguardando assim a capacidade da empresa continuar a vender vinho Madeira.
Muitos outros seguiram-no, desde sempre, com um objetivo em mente: deixar a empresa para as gerações futuras em melhores condições do que a que receberam.

Madeira Wine Association

1925

A Madeira Wine Association, fundada em 1913, era originalmente um grupo de empresas produtoras de vinho da Madeira, que uniram esforços para melhorar as suas capacidades de compra de uva e vinificação.
Em 1925, no periodo entreguerras mundiais, as antigas empresas familiares Blandy's e Leacock's, seguidas imediatamente no pós-guerra por Miles e Cossart Gordon, juntaram-se á empresa criando assim o maior produtor e exportador de vinho Madeira.
No final dos anos 70, ja liderada pela família Blandy, a Madeira Wine Company (como ficou conhecida) conseguiu sobreviver aos anos de crise politica, enquanto muitas outras pequenas empresas acabaram por fechar.

Parceria com a Symington

1989

Em 1989 a família Blandy, com o objetivo de reforçar a vertente de vendas e marketing do negócio, convida a família Symington, reconhecidos produtores de vinho do Porto, a juntar-se à Madeira Wine Company. Esta parceria, que se mantém até aos dias de hoje embora em moldes um pouco diferentes dos iniciais, permitiu à Madeira Wine Company desempenhar um papel preponderante no desenvolvimento do comércio do vinho Madeira.

'Top 100 Wineries of the World'

2015

A partir de 2015 a Madeira Wine Company, com o objetivo de oferecer a melhor experiência de enoturismo da ilha, iniciou um programa de renovação da Blandy's Wine Lodge, onde agora podemos encontrar, para alem das adegas de envelhecimento de vinho, o museu da família, lojas de vinhos, fazer provas de vinho e visitas guiadas, bem como varios espacos para eventos.
Desde 2016, a Madeira Wine Company ja foi nomeada 5 vezes 'Top 100 Winery of the World' pela Wine & Spirits Magazine.

6ª e 7ª gerações

ATUALMENTE

Michael e Chris Blandy, membros da 6ª e 7ª gerações da família, continuam a trabalhar na empresa, que atualmente é dirigida por Chris.
A Madeira Wine Company continua a liderar o projeto de restabelecimento do vinho Madeira como um dos grandes vinhos do mundo, mantendo a posição da Blandy's Madeira como o produtor de referencia na producao de vinhos Madeira unicos e de qualidade premium.